ALIMENTOS VILÕES

Antes de tudo, vamos aprender a nomear as coisas pelo que elas realmente são?! A ideia de colocar um alimento como “vilão”, surgiu para tirarmos o nosso da reta e culparmos sempre o tal do coitado isoladamente, ignorando completamente o contexto em que ele está inserido.

Todo mundo já está careca de saber que não existem alimentos milagrosos, então por que ainda colocamos certos alimentos como culpados de tudo? Lembre-se: da mesma forma que não existe alimento que emagrece, não existe um que faça engordar. Engordar ou emagrecer depende de múltiplos fatores, inclusive do contexto em que certos alimentos estão inseridos.

Sabia que você pode engordar comendo salada e emagrecer tomando sorvete? Tudo vai depender de como é a sua alimentação e saúde como um todo. Os dias, as semanas, os meses, o ano e por aí vai.

Se você é uma pessoa que tem como a base da sua alimentação, vegetais, pouquíssimos alimentos industrializados e treina regularmente, tomar um sorvete esporadicamente, não vai comprometer os seus resultados e te fazer ter sérias consequências. Da mesma forma o contrário, quando a sua alimentação é baseada apenas em doces e industrializados, comer uma salada não vai te fazer ser mais saudável e emagrecer imediatamente.

O que vai determinar o seu resultado no final do dia é todo o contexto predominante das 24 horas, do seu dia a dia e de como você leva a sua vida, no final das contas.

Agora, se você está em um processo de mudança para melhores hábitos, vá no seu tempo, se for preciso, vá colocando bons alimentos em certas refeições, e verá que quanto mais for inserindo, melhor será e mais fácil. O que estou pontuando é que paremos de denominar as coisas pelo que elas NÃO são‼️

Chamar COMIDA de vilão só reforça a ideia de que devemos ter medo de comida, o que, no final das contas, é um absurdo. Devemos sim cuidar da nossa alimentação, mas com certeza esse caminho está longe de ser o certo.